sexta-feira, 28 de setembro de 2012

100 dicas para melhores fotos

O texto original é de Martin Gommel, foi traduzido para o português pela turma doFotogravar->Vender->Viajar, e agora reproduzido aqui. Espero que gostem, até a próxima...

100 dicas para melhores fotos

  1. Nunca fotografe para se tornar um “astro do rock”;
  2. Divirta-se enquanto fotografa;
  3. Prepare-se bem para as suas fotos, entenda que a bateria não carregará enquanto você faz os preparativos para as fotos do amanhecer, é tarde demais;
  4. Tenha sempre uma roupa mais quente do que você realmente precisa (o Martin não vive no Brasil, é preciso entender);
  5. Preste atenção aos seus pensamentos e emoções enquanto estiver fotografando;
  6. Defina metas que você pode alcançar;
  7. Escreva dicas sobre fotografia, porque ao escrever você também aprende;
  8. Nunca saia para fotografar sem um tripé;
  9. Fique satisfeito com pequenas evoluções;
  10. Construa relacionamentos com potenciais foto-amigos;
  11. Olhe o local que você fotografar primeiro com seu coração e depois com a câmera;
  12. Mantenha-se sempre calmo;
  13. Saiba que você costuma se superestimar;
  14. A perspectiva é uma assassina;
  15. Dedique-se à fotografia, mas não subestime demais;
  16. Faça parte de uma comunidade de fotografia;
  17. Mantenha sua câmera limpa;
  18. Nunca se compare a outras pessoas nem em situações melhores ou piores;
  19. Encontre o seu próprio estilo de fotografar;
  20. Tente compor mais e utilizar menos o obturador (o botão de disparo, simplificando);
  21. Tente aprender a aceitar a críticas sobre as suas imagens;
  22. Faça algo diferente para recuperar a criatividade;
  23. Inspire-se no trabalho de outros fotógrafos;
  24. Critique honestamente, mas com respoeito;
  25. Peça opiniões da sua mulher (homem);
  26. Não copie o estilo de outros fotógrafos;
  27. Seja ousado;
  28. Atenção para as regras de ouro;
  29. 10mm são show! (aquelas lentes que distorcem tudo, pegando todos os ângulos);
  30. Tire retratos de você mesmo;
  31. Leia livros sobre fotografia;
  32. Para dar um impulso extra à fotografia de paisagens, tente integrar uma pessoa (talvez você mesmo);
  33. Toda situação de foto é diferente do que você espera;
  34. Preste atenção às curvas em S e às linhas;
  35. Fotografe sempre em RAW;
  36. Mantenha sensor limpo, pois assim você economizará algum limpando suas imagens no Photoshop;
  37. Descubra as coisas que você acha que são bonitas;
  38. É preciso tempo para se tornar um bom fotógrafo;
  39. O melhor equipamento é o que você tem hoje;
  40. Você não pode tirar fotografias de tudo;
  41. Quebre as regras da fotografia conscientemente;
  42. Preste atenção à luz de forma diferente nas diferentes partes da cena;
  43. O olho se move para o ponto de contraste;
  44. Nuvens aumentam a atmosfera de uma paisagem;
  45. Inicie um photoblog / Flickr;
  46. Aceite elogios e diga “obrigado”;
  47. “foto linda” não é um comentário muito útil para se fazer;
  48. “Incrivel!” Também não é útil. Tente especificar o que você gostou ou não na imagem;
  49. Você não é sua câmera;
  50. Faça uma pergunta no final dos seus comentários sobre uma foto para obter algum retorno e iniciar uma conversa com o fotógrafo comentado;
  51. Faça uma revisão de seus arquivos regularmente, quanto mais você fotografar – mais diamantes você achará por lá;
  52. Sempre deixe claro onde está o “eyecatcher” (ponto focal) na sua imagem
  53. Nenhuma imagem é melhor que a outra
  54. Todas as pessoas têm que começar aos poucos;
  55. A sua opinião sobre fotografia é importante! Tenha uma!;
  56. Deixe um comentário engraçado, mas com conteúdo;
  57. Fale de suas experiências como os seus colegas de fotografia;
  58. Limite sua foto ao que é importante;
  59. Participe de concursos de fotografia;
  60. Pós processamento = Otimizando sua imagem para o melhor resultado;
  61. Fotografe com exposições diferentes tantas vezes quanto for possíve;
  62. Use photomatix o mínimo possível, HDR’s têm sempre um sabor sintético;
  63. Sempre lembre o que trouxe você para a fotografia;
  64. Nunca fotografe uma pessoa que não quer ser fotografada;
  65. Sempre ande ao redor, às vezes a melhor fotografia está dentro de você;
  66. O que importa é quem está atrás da câmera, não a câmera;
  67. Os erros são permitidos! Quanto mais erros você comete, mais você aprende!;
  68. Se você tem uma idéia e imediatamente pensa: “isso não vai funcionar” – Faça de qualquer jeito. Na dúvida, fotografe sempre.
  69. Entenda e olhe para o histograma enquanto fotografa. Ele fornece muitas informações importantes sobre a sua imagem;
  70. Conheça a sua câmera, pois procurar o botão do menu à noite, definitivamente, é um tempo que você não quer perder;
  71. Fotografe com a maior freqüência possível;
  72. Acredite em você mesmo;
  73. Não tenha medo de se sujar (e sempre leve um terno reserva);
  74. Preste atenção na qualidade das suas imagens
  75. Suas fotografias são um mapa pessoal da sua psique;
  76. Sempre revalide as suas configurações de ISO. É terrível descobrir que elas estavam erradas apenas quando estiver vendo as fotos na tela do seu computador;
  77. Agradeça por todos os comentários e observações feitas às suas fotos;
  78. Nunca confie no seu LCD. Normalmente, ele é mais nítido e brilhante que a imagem original;
  79. Tenha sempre espaço em disco suficiente, pois é muito barato e você precisará;
  80. Aprenda a aproveitar momentos bonitos quando você não tem uma câmera;
  81. Sempre chegue pelo menos meia hora antes do nascer ou do pôr-do-sol, compor com pressa é uma má escolha;
  82. Tente ampliar os seu limites mentais e físicos. Tire algumas fotos extras quando você pensar “isso já é suficiente”;
  83. Preste atenção às estruturas no céu e espere até que eles se encaixem nas estruturas em primeiro plano;
  84. Visite o mesmo lugar com a maior freqüência possível. A luz nunca mostra a mesma montanha;
  85. Imprima as suas imagens em tamanho grande. Você vai amar isso!;
  86. Calibre seu monitor. Trabalhar com um monitor que não é exato é como estar com alguém que você não pode confiar. Sempre termina mal;
  87. Não pense sobre o que os outros possam dizer sobre suas imagens. Se você gosta delas, isso é o que vale;
  88. Nunca censure você mesmo. Aprenda com seus erros e olhe para a frente e não para trás;
  89. Lute contra a sua preguiça! Criatividade vem após a disciplina;
  90. Pergunte a você mesmo: o que quer expressar em suas imagens?
  91. Sempre pense fora da caixa, colete idéias de fotografias que você pode fazer e pergunte-se: porque não?
  92. Procure por um mentor;
  93. Fotografia nunca é perda de tempo;
  94. Cada comunidade tem as suas desvantagens. Não transpareça isso com uma resposta emocional;
  95. Sempre haverá pessoas que não estarão satisfeitas com o que você está fazendo;
  96. Henri Cartier-Bresson tinha razão quando disse que “Suas primeiras 10000 fotografias são suas piores”;
  97. Uma câmera melhor não garante imagens melhores;
  98. Tenha sempre em mente imprimir as suas imagens quando você estiver no pós-processamento;
  99. Fotografia é justa: você ganha publicidade com a qualidade das suas imagens. Ao menos que suas imagens sejam roubadas, não há uma forma de se enganar por muito tempo;
  100. Escreva uma lista 100 coisas.

sábado, 15 de setembro de 2012

Saiba mais: AF (AutoFocus) One-Shot, Al-Servo e Al-Focus

Mais uma usurpada do blog do Henrique Ribas, mas achei muito interessante e tenho certeza que outros acharão também. Espero que gostem, a copias está na íntegra e mostra para que serve os três modos de AF (AutoFocus) disponíveis no equipamento, que são eles: One-Shot, Al-Servo e Al-Focus

Primeiramente, fique atento em sua lente para que ela esteja com o seletor de foco, ajustado para AF. Feito isso, atente para os modos M, Av, Tv e P. A importância da atenção nestes três modos, é porque os três tipos de foco automático, presentes em grande maioria das câmeras fotográficas, somente estarão disponíveis em um deles, os demais são modos totalmente automáticos, e como o nome já diz, o fotógrafo não terá autonomia na seleção do tipo de AutoFocus.


ONE-SHOT
Este é o modo que grande parte dos fotógrafos utilizam em seu dia-a-dia de trabalho.

A tradução do nome não se refere á quantidade de disparos que você poderá fazer, mas sim, no número de focagem que você conseguirá durante um clique no shutter. Neste modo, a cada meia-pressão no botão de disparo, um único foco é feito por vez, e caso o objeto se movimente para frente ou para trás deste plano de focagem, então com toda certeza, se você também não acompanhar o mesmo movimento do objeto, perderá o foco.

Por este motivo que este modo de focagem é recomendado para objetos “estáticos”.

AL-SERVO
O modo AL-SERVO ou CONTINUOUS FOCUS (foco contínuo), é usado para motivos em movimentos. Quando pressionamos o shutter button, em meio clique, e enquanto não finalizarmos este clique, a câmera então irá acompanhar o foco do objeto que esteja em movimento.

É possível escolher, dentre os vários pontos de foco que sua câmera possua, com qual deles você quer que a câmera acompanhe o foco, mas o ponto central é o de mais rápido processamento.

Tome cuidado para não fugir com o ponto de foco utilizado do objeto em questão. Caso isso aconteça, pode ser que o foco, neste instante de mudança, troque para o novo local onde o ponto de foco está mirando.

AL-FOCUS
Este modo é uma junção dos dois acimas.

A câmera irá automaticamente selecionar o modo de auto-focus que irá se utilizar, revezando entre ONE-SHOT e AL-SERVO, de acordo com a necessidade da cena.

Caso a câmera perceba o objeto em movimento, ela automáticamente irá usar o modo AL-SERVO e caso ela perceba que o objeto se encontre estático, da mesma forma ela irá utilizar o modo ONE-SHOT.

Cabe então a você avaliar o motivo e as condições de fotografia em questão para que se possa utilizar o melhor modo de focagem.

o Super Sincero ataca de fotógrafo


Outro dia vasculhando uns vídeos por ai achei esta sátira do Luiz Fernando Guimarães, personagem do quadro da Rede Globo, O Super Sincero, que ataca desta vez de fotógrafo.
O personagem se transforma em fotógrafo do dia para noite, ou melhor dizendo, de um segundo para o outro, e já de imediato, encarando uma festa de casamento.
Seria cômico se não fosse trágico, infelizmente uma coisa muito comum, mas... vale a pena ver para dar umas risadas.

Fonte: http://www.henriqueribas.com/blog

sábado, 8 de setembro de 2012

Nomenclaturas e Siglas das Lentes Canon

Salve Galera...
Depois de muito procurar na net algo que trouxesse a nomenclatura e informações das lentes Canon, achei um artigo bem bacana no blog http://escoladeimagem.wordpress.com/ e vou reproduzi-lo na íntegra.
Espero que seja útil para alguém, abraço, t+

Os fabricantes utilizam uma série de abreviações e nomenclaturas (as vezes específicas) para designar seus equipamentos e tecnolgias incorporadas aos mesmos. No caso da Canon, seguem abaixo alguns destes termos para os curiosos e/ou que não conhecem.
Dentre ele, um chama particular atenção pela devida relevância atribuída as objetivas que carregam o DNA L. Curiosamente, atribui-se o L ao termo Luxury, fazendo referência ao LUXO da ótica e durabilidade que as mesmas proporcionam.
No entanto, vale ressaltar que não é um termo oficial, e nas minhas pesquisas e leituras já vi outras desiginações para o mesmo L, como a referência a Baixa disersão de luz (Low dispersion). Resta saber se a Canon pode nos ajudar definindo realmente do que se trata…

DO – Diffractive Optics (Ótica difrativa)
Essa Tecnologia para lentes foi desenvolvida pela Canon e utiliza um elemento com ranhuras extremamente finas, uma película de difração, gravadas. Estes elementos utilizam os princípios da ótica difrativa para desviar a luz. A vantagem das lentes DO é que elas são menores e mais leves do que as lentes normais. A desvantagem é que elas são muito caras. Lentes DO são facilmente identificáveis por um anel verde claro impresso ao redor do final do corpo da lente.

EF – Electro Focus
Definição da Canon para as lentes com baionetas para o sistema EOS. As lentes compatíveis EF são projetadas para o sistema EOS e não se encaixam em nenhum outro corpo de Canon. As lentes EF tem diâmetro interno de 54mm e externo de 65mm e são maiores do que qualquer outro sistema 35mm. O sistema EF foi lançado em 1987 e é totalmente eletrônico.

EF-S – Electro Focus Short Back Focus
Definição da Canon para uma variação da baioneta padrão EF usada pelo sistema EOS. A EOS 300D/Rebel Digital/Kiss Digital lançada em 2003 suportavam uma variação diferente das lentes EF comuns. As lentes EF-S 18-55 3.5-5.6 foram produzidas com uma distancia focal posterior mais curta. Isto permitiu que a Canon produzisse objetivas grande angulares mais baratas para usuários de suas SLRs digitais, que usavam sensores com tamanho APS de imagem movendo os elementos trazeiros para mais perto do sensor de imagem. O corpo cujo mecanismo do espelho foi modificado para se ajustar à distancia focal posterior eram compatíveis com as lentes EF e EF-S mas as lentes EF-S somente eram compatíveis com o corpo EF-S. As lentes EF comuns possuem um ponto vermelho saliente como índice de encaixe da baioneta. As lentes EF-S usam quadrados brancos.

EOS – Electro-Optical System (sistema eletro-ótico)
Nome do sistema das Cameras SLR da Canon e seus acessórios lançados em 1987. As lentes da linha EOS são totalmente controladas eletronicamente. Não possuem nenhum dispositivo mecânico para foco ou ajuste de abertura. Todos os ajustes são feitos por motores construídos na lente e não no corpo da câmera. Embora isso acrescente custos na fabricação da lente tem a vantagem que cada motor de lente poder ser otimizado para o tamanho e tipo especifico da lente, ao invés de prender o sistema do corpo da câmera que precisa se ajustar à qualquer lente que seja acoplada.

FD
Sistema manual de lentes da Canon dos anos 1970 e 80 que usam um sistema de alavancas e pinos mecânicos para transmitir informações para a câmera.

IS – Image Stabilizer (estabilização de imagem)
Um complexo sistema, computadorizado, construído dentro de uma série de lentes vendidos pela Canon. Este sistema permite que a lente compense pequenos movimentos da câmera. As lentes IS possuem sensores giroscópicos que detectam movimentos e pequenos motores que alteram fisicamente um elemento ótico ou um grupo de elementos para compensar adequadamente o movimento. As lentes IS são extremamente úteis em condições de luz insuficiente, elas dão um ou dois pontos extras na abertura. Assim é possível usar velocidades mais baixas do que o normal. Elas não são úteis quando há muito movimento no assunto.
fluorita de Cálcio, material usado pela Canon na linha de lentes da série L. A fluorita de Cálcio é um cristal sintético, não vidro, com um índice refrativo muito baixo. É usado para controlar aberração cromática especialmente em lentes de distância focal mais longa.

L – Luxury
As lentes da linha profissional da Canon são identificadas com o rótulo “L” de Luxury. Ex. A serie 70-200 2.8L possuem pelo menos um elemento esférico de
fluorita ou UD e são normalmente construídas com uma qualidade ótica e mecânica mais elevadas do que as lentes não-L. Elas são facilmente identificadas pela faixa vermelha em volta do final do corpo da lente. Muitas são apresentadas na cor branca, pretensamente para mantê-las mais frias no sol.

UD – Ultra Low-dispersion Glass (vidro de dispersão ultra baixa)
Elementos de lentes fabricados com vidros UD tem um índice de refração menor do que as de vidro comum. Tais elementos são, normalmente, usados para corrigir aberração cromática.

USM – Ultrasonic Motor (motor ultrasônico)
Nome dado pela Canon para seu sistema de motor de lente ultrasonico. Os motores ultrasônicos trabalham com o princípio do movimento induzido por vibração de alta frequência. Assim as lentes USM focam extremamente rápido e são quase silenciosas para o ouvido humano. Lentes Ring USM (que possuem o motor em um conjunto de anéis ao redor do corpo) não usam engrenagens o que torna possível o foco manual em tempo integral (FTM – Full-time Manual). Lentes USM com micromotores mais baratos, entretanto, usam engrenagens e normalmente não suportam FTM. As lentes não-L com motor USM são identificadas pela faixa dourada impressa no final do corpo.
Fonte: http://escoladeimagem.wordpress.com/2008/11/26/nomenclaturas-e-siglas-das-lentes-canon/

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Revista FOTO DNG

Olá pessoal...
Estou aqui para deixar uma dica bacana para vocês, outro dia, vasculhando o blog do Henrique Ribas conheci uma revista de fotografia muito show, e o que é melhor, disponível gratuitamente para download. Trata-se da Revista FOTO DNG, uma produção em espanhol totalmente grátis e de altíssima qualidade. Eu que até o momento só conhecia uma publicação sobre fotografia disponível gratuitamente, a Revista JPG, que apesar de ter um conteúdo excelente, para mim tem um empecilho, a língua, haja vista que não falo inglês (ainda, rsrsrs). Até o momento tem 36 edições disponíveis, das quais eu baixei a maioria. É composta por notícias, entrevista, reviews, previews, dicas, artigos técnicos, dicas de tratamento, photoshop e claro muitas fotos. Confesso que li apenas as últimas 5 ediçoes, porém segundo Henrique Ribas, abaixo da 10a. edição a qualidade não é tão boa como as últimas, mas o conteúdo continua bacana.
A revista é mensal e volto a afirmar, é Show de Bola. Quem quiser conhecer o site é http://www.fotodng.com
Espero que apreciem a dica, abraço a todos, t+


Oração do Fotógrafo


Senhor,
Fazei de mim um bom profissional… Onde houver alegria, que eu possa fotografá-la. Onde houver um pôr-do-sol, que eu tenha a sensibilidade de alcançá-lo, através da câmera mágica do meu olhar atento… Que eu possa estar onde as imagens precisam ser eternizadas, que eu tenha ética para não deturpá-las… Que eu seja justo ao precificá-las. Ó mestre, fazei que eu procure cada vez mais o conhecimento, sem perder jamais o sentimento do quão sensível deve ser o coração daquele que fotografa… Fazei com que eu possa através das imagens tristes ou alegres, feias ou bonitas, construtivas ou destrutivas, contribuir para o registro da história… da trajetória… da vida. E, se abençoado eu for, que eu possa registrar na minha retina a imagem maior do amor. Senhor, que seja através da fotografia que eu consiga alcançar o pão… o alento … a alegria… AMÉM !

por Gil Vieira
Fonte :http://v2fotografia.com/blog/2009/06/oracao-do-fotografo-2/