sábado, 15 de setembro de 2012

Saiba mais: AF (AutoFocus) One-Shot, Al-Servo e Al-Focus

Mais uma usurpada do blog do Henrique Ribas, mas achei muito interessante e tenho certeza que outros acharão também. Espero que gostem, a copias está na íntegra e mostra para que serve os três modos de AF (AutoFocus) disponíveis no equipamento, que são eles: One-Shot, Al-Servo e Al-Focus

Primeiramente, fique atento em sua lente para que ela esteja com o seletor de foco, ajustado para AF. Feito isso, atente para os modos M, Av, Tv e P. A importância da atenção nestes três modos, é porque os três tipos de foco automático, presentes em grande maioria das câmeras fotográficas, somente estarão disponíveis em um deles, os demais são modos totalmente automáticos, e como o nome já diz, o fotógrafo não terá autonomia na seleção do tipo de AutoFocus.


ONE-SHOT
Este é o modo que grande parte dos fotógrafos utilizam em seu dia-a-dia de trabalho.

A tradução do nome não se refere á quantidade de disparos que você poderá fazer, mas sim, no número de focagem que você conseguirá durante um clique no shutter. Neste modo, a cada meia-pressão no botão de disparo, um único foco é feito por vez, e caso o objeto se movimente para frente ou para trás deste plano de focagem, então com toda certeza, se você também não acompanhar o mesmo movimento do objeto, perderá o foco.

Por este motivo que este modo de focagem é recomendado para objetos “estáticos”.

AL-SERVO
O modo AL-SERVO ou CONTINUOUS FOCUS (foco contínuo), é usado para motivos em movimentos. Quando pressionamos o shutter button, em meio clique, e enquanto não finalizarmos este clique, a câmera então irá acompanhar o foco do objeto que esteja em movimento.

É possível escolher, dentre os vários pontos de foco que sua câmera possua, com qual deles você quer que a câmera acompanhe o foco, mas o ponto central é o de mais rápido processamento.

Tome cuidado para não fugir com o ponto de foco utilizado do objeto em questão. Caso isso aconteça, pode ser que o foco, neste instante de mudança, troque para o novo local onde o ponto de foco está mirando.

AL-FOCUS
Este modo é uma junção dos dois acimas.

A câmera irá automaticamente selecionar o modo de auto-focus que irá se utilizar, revezando entre ONE-SHOT e AL-SERVO, de acordo com a necessidade da cena.

Caso a câmera perceba o objeto em movimento, ela automáticamente irá usar o modo AL-SERVO e caso ela perceba que o objeto se encontre estático, da mesma forma ela irá utilizar o modo ONE-SHOT.

Cabe então a você avaliar o motivo e as condições de fotografia em questão para que se possa utilizar o melhor modo de focagem.

Nenhum comentário: